Um match entre interatividade, paisagismo e presença de marca

O projeto de Fernanda Marques para a nova fachada da loja L´Occitane, no Jardim Paulistano, transforma a entrada da loja francesa em um grande atrium de recepção. Mais do que delimitar um espaço comercial, a solução proposta oferece a clientes e transeuntes uma real possibilidade de interação; tendo como pano de fundo, uma cobertura vegetal, que funciona como um autêntico pórtico: animado e vivo, frente ao qual frequentadores e curiosos podem se misturar e interagir.

Fresca e convidativa, uma parede verde contínua se eleva por toda a extensão da fachada, intercalada apenas por gigantescos banners laranja na mesma tonalidade de seu logo, que terminam em pequenos toldos sobre as vitrines, reforçando a presença da marca. Espelho d’água, mesas equipadas com ombrelones, também no tom, e cadeiras dobráveis de madeira complementam a ambientação.

“A ideia foi literalmente ocupar a área frontal da loja, por meio de uma fachada que funcionasse, a um só tempo, como elemento visual e construtivo do espaço”, conta a arquiteta, que aponta ainda uma função estratégica para a superfície ajardinada. Segundo ela, a cobertura verde, fortemente verticalizada, não apenas confere uniformidade à superfície, mas ajuda a dirigir os olhares dos pedestres para os produtos exibidos pelas vitrines. A fachada se propõe não apenas a demarcar o espaço da loja, mas criar um recanto urbano, combinando o público e o privado, o vertical e o horizontal. É um presente para a cidade e, o que é melhor, está em constante reinvenção. Trata-se, enfim, de uma fachada cinética. Em permanente mutação”, conclui Marques.